Recomendação do Recanto




"Não subestime o desprezo absoluto das pessoas. Tornar-se um pária não é fácil. As pessoas acreditam que o diabo é Satan. Ignoram que o mundo é muito mais antigo que o cristianismo. Tudo para essas pessoas ignorantes é coisa do “diabo”. E julgam, recriminam e segregam. Ainda que isso seja um pecado diante de Deus. Porém, estranhamente é exatamente esse comportamento hipócrita e preconceituoso que a Igreja incentiva. É tudo tão absurdo. E afinal o que são os pecados? É uma maneira de controle do ser humano, de condená-lo, de inserir culpa pelos seus desejos naturais, de submetê-lo, de castrar seus pensamentos. É tudo tão ridículo."

Entre em contato!



Dúvidas? Opiniões? Ofensas pessoais? Gostaria de trabalhar conosco ou colaborar com suas produções?

Entre em contato!

recanto_do_opositor@hotmail.com

Firefox



Firefox

Satan usa Firefox. Todo o Inferno usa Firefox. Aceite-o como seu único navegador.

Satanismo no Brasil, o que falta?

Escrito por Recanto do Opositor

Sempre encarei o Satanismo como algo mais que sério, mas uma forma de expressão de determinados pensamentos que por si só não se esgotavam. Ainda que aprecie bastante os escritos de LaVey, acredito que nossa religião, bem como toda ideologia, conjunto de idéias, etc., não é algo estagnado, parado, fixo, intocável. Obviamente, não se trata de criar um novo sistema completamente diferente, refiro-me a um pensar sobre, ainda mais por se tratar de algo extremamente presente em nossas vidas, em nossas ações.

Este pensar sobre não seria simplesmente uma simples reflexão pessoal na medida em que vamos assimilando o Satanismo em nossas ações, mas trata-se de um diálogo consigo próprio e com outras pessoas, autores, idéias, para que a partir dos conceitos expostos pelo Satanismo pudéssemos levar adiante seus pontos, suas questões. Seria simplesmente ultrapassar os limites dos velhos e batidos textos de sempre. Acredito que chega a um certo ponto onde não há muito mais o que se aprender sobre Satanismo, mas as pontes que podemos fazer entre tal tema e outras formas de pensamento são inúmeras! Até pelo fato de que, lidamos com questões que não são de total posse de Satan, tendo muitos filósofos e pensadores já falado de diversos temas a muito tempo atrás...

Há ainda um outro ponto, cuja ausência em termos práticos me faz pensar que algo mais pode ser feito quando se pensa em Satanismo em Português. Creio faltar diálogo, interação, troca de idéias, experiências. Ora, de que vale nos enchermos de pensamentos e idéias se não podemos colocar em choque com as de outras pessoas? É tudo uma questão de diálogo. É isto que falta. Temos sim, muita conversa, mas diálogo, este sim está em falta. É preciso ter um pensamento crítico, um pensamento que queira se manifestar, e que, incite a manifestação de outros, pois é assim que evoluímos. Ainda que coloquemos-nos como centro do mundo, não somos todo o mundo, e há muito o que se aprender com ele!

É claro que, eu não estou a propor aqui, como muitos gostam de pensar, uma congregação religiosa vazia, ou ainda concretizar o mito da comunidade Satanista, Gilmore já nos fala disto. Falo de comunicação, de, mais uma vez, diálogo! Quem quiser manter-se em silêncio, não há problema algum. O próprio Satanismo estimula isto. Entretanto, creio que, em um conjunto de pessoas com muito a se dizer, onde cada um se sinta livre e capaz para através de sua voz, fazer o outro pensar, todos têm a ganhar. E uma vez que possuimos em nosso meio certo elitismo, certa seleção, penso também que a priori já teríamos um grupo bem definido...

É fácil exemplificar o que digo, e quem conhece compreenderá o que este exemplo representa. Estou a falar da publicação Infernus, sob o selo da Associação Portuguesa de Satanismo. Basta ver a forma como o tema é trabalhado, indo muito além das declarações Satânicas, ou dos nossos pecados. É exatamente disto que falo. Há um diálogo entre seus membros, entre seus pensamentos, entre o Satanismo e coisas que simplesmente não são Satanismo! Penso que é assim que deve ser, e que, com o devido estímulo, só tende a render bons frutos...

Devo dizer também o que para mim não faz a menor falta, quando penso no tema em questão. Refiro-me a congregações infundadas, associações de faixada, "comunidades", dentre outras coisas. Sempre critiquei ABS's da vida, e qualquer coisa que fosse do mesmo nível, e sempre disse os motivos. Por qual motivo devemos organizar, ou associar, algo que nem ao menos possui forma? Apenas por um esteticismo barato, que carrega o nome "Associação", ou "Sociedade Negra", ou coisas do tipo?

Precisamos não de burocracia, nomes, cargos, ou organizações. Precisamos de pessoas que estejam dispostas a pensar, e falar sobre Satanismo. Se nem ao menos possuímos tais pessoas, por quais motivos elas precisam de alguma "organização"? Alguém precisa de alguma instituição para bater um "papo cabeça" numa roda de amigos? Não, não é preciso.

Em termos concretos, sob o meu ponto de vista, e acredito que de alguns outros também, falta maturidade e talvez até mesmo bagagem de conhecimento suficiente para que possamos sair dos velhos clichês, daquilo que tudo mundo já sabe. É pensar nos dogmas Satanistas a partir de posições filosóficas, é reconhecer uma postura tipicamente de nossa religião em algum personagem de alguma grande obra literária, é associar princípios a outros campos de pensamento, é produzir com as próprias palavras, a partir da própria concepção formada de muitas outras vozes, o seu próprio falar sobre Satanismo, e por aí vai...

Eu como indivíduo, acreditando nestas propostas, estou justamente aqui, produzindo, ainda que de uma forma simples e descompromissada, com não menor intuito senão de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, a se questionarem, a ir além. Não, não se trata de altruísmo barato, trata-se apenas de, mais uma vez, levar o pensamento adiante. Quanto melhores são os que estão à nossa volta, melhores também somos, e às vezes, é muito mais cômodo deixar tudo como está... Como alguns sabem, não sou revolucionário, mas hey, temos um acesso à rede, um teclado, e um cérebro, nada mais nos falta. Basta simplesmente, querer pensar... Se isto ocorre entre patidários políticos, outros religiosos, estudiosos de filosofia, de literatura, por qual motivo não haveria de ocorrer no meio Satanista? Ou não é o Satanismo digno de análise, crítica, aprofundamento, reflexão?

Enquanto alguns querem apenas o silêncio, bem, continuo aqui com o meu blog...

One Comment

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Wоаh! I'm really digging the template/theme of this website. It'ѕ simрlе, уet effective.
    A lοt of timeѕ it's challenging to get that "perfect balance" between usability and visual appearance. I must say you have done a great job with this. In addition, the blog loads very fast for me on Internet explorer. Exceptional Blog!

    Here is my blog: payday loans