Recomendação do Recanto




"Não subestime o desprezo absoluto das pessoas. Tornar-se um pária não é fácil. As pessoas acreditam que o diabo é Satan. Ignoram que o mundo é muito mais antigo que o cristianismo. Tudo para essas pessoas ignorantes é coisa do “diabo”. E julgam, recriminam e segregam. Ainda que isso seja um pecado diante de Deus. Porém, estranhamente é exatamente esse comportamento hipócrita e preconceituoso que a Igreja incentiva. É tudo tão absurdo. E afinal o que são os pecados? É uma maneira de controle do ser humano, de condená-lo, de inserir culpa pelos seus desejos naturais, de submetê-lo, de castrar seus pensamentos. É tudo tão ridículo."

Entre em contato!



Dúvidas? Opiniões? Ofensas pessoais? Gostaria de trabalhar conosco ou colaborar com suas produções?

Entre em contato!

recanto_do_opositor@hotmail.com

Firefox



Firefox

Satan usa Firefox. Todo o Inferno usa Firefox. Aceite-o como seu único navegador.

O Recanto recomenta: As Origens de Satanás de Elaine Pagels

Escrito por Recanto do Opositor


Hoje o livro recomendado tem por público alvo aqueles que desejam aprofundar seus estudos para poder compreender como que ao longo da história foi se formando a imagem de Satan, arquétipo principal da religião Satanista.

Elaine Pagels, autora do livro, é professora na Universidade de Princeton e possui um vasto currículo acadêmico, tendo também já escrito diversos sobre as escrituras cristãs. Neste, trata-se de um minucioso trabalho de pesquisa, a partir da qual, tomando por base os evangelhos, temos aos poucos a formação de Satan ao longo dos mais diversos momentos da Bíblia, e mais do que isto, dos diferentes contextos históricos nos quais esteve inserido o cristianismo. No livro, a autora nos mostra como que a figura em questão vai se moldando não somente como um personagem mitológico, mas como um reflexo do que ocorria com o povo cristão, iniciando sua trajetória entre os judeus e sendo por eles renegados, até se tornarem uma "potência religiosa" em expansão indo de encontro aos povos pagãos. Sugere-se que Satan constitui-se não somente como o opositor metafísico de Deus mas sim como os mais diversos adversários e inimigos que os cristãos tiveram ao longo dos anos: judeus, pagãos e hereges.

O livro pode parecer um pouco cansativo pois possui certa rigidez no sentido de se apresentar como uma específica análise dos evangelhos. Entretanto, quando chegamos ao final da leitura é que percebemos o quão embasado é o discurso da autora. Cumprindo o que promete, o livro traça detalhadamente de fato as origens de Satanás, e com certeza nos fará compreender o Satan cristão de uma outra forma, indo muito além do simples carinha mau que habita o inferno.



Onde encontrar:
Estante Virtual

No Comments