
Em meus estudos corriqueiros, acabei por encontrar, em meio ao mar de estrume que é a Internet, uma pequena pérola. Trata-se de um artigo que fala da figura do demônio dentro do protestantismo, tendo por foco sociedades latino-americanas. De qualidade retórica e com notável embasamento histórico e religioso, trata-se de um belo trabalho. Para aqueles que se interessam por esta imagem fascinante que configura-se como o maior arquétipo de nossa religião, eis o resumo:
O lugar diferenciado e a importância modesta da figura do demônio nos diversos períodos da viagem do protestantismo, desde a Europa em modernização, até sua entrada na América Latina em contexto de recuo do poder social da Igreja Católica e avanço de processos de laicidade, constituem o primeiro interesse deste artigo. Analisa-se a seguir o lugar do demônio nos pentecostalismos das sociedades latino-americanas atingidas pelo processo de desencantamento do mundo, que aos poucos, mas de forma inevitável, foi tirando das religiões seu papel de sistema explicador da realidade.Palavras-chave: protestantismo; pentecostalismo; demônio; desencantamento; América
Latina.
E se persiste o interesse, eis o link:
O demônio e o protestantismo no mundo em desencantamento
Posts Relacionados : o recanto recomenda
21 de maio de 2011 às 00:37
É incrível como eles falam tanto de demônio né, ao invés de falarem do óbvio; parece que os próprios religiosos seriam lobos disfarçados em pele de cordeiro. Fico por aqui, tenha uma boa semana, tiau.