Recomendação do Recanto




"Não subestime o desprezo absoluto das pessoas. Tornar-se um pária não é fácil. As pessoas acreditam que o diabo é Satan. Ignoram que o mundo é muito mais antigo que o cristianismo. Tudo para essas pessoas ignorantes é coisa do “diabo”. E julgam, recriminam e segregam. Ainda que isso seja um pecado diante de Deus. Porém, estranhamente é exatamente esse comportamento hipócrita e preconceituoso que a Igreja incentiva. É tudo tão absurdo. E afinal o que são os pecados? É uma maneira de controle do ser humano, de condená-lo, de inserir culpa pelos seus desejos naturais, de submetê-lo, de castrar seus pensamentos. É tudo tão ridículo."

Entre em contato!



Dúvidas? Opiniões? Ofensas pessoais? Gostaria de trabalhar conosco ou colaborar com suas produções?

Entre em contato!

recanto_do_opositor@hotmail.com

Firefox



Firefox

Satan usa Firefox. Todo o Inferno usa Firefox. Aceite-o como seu único navegador.

Satanismo, auto-ajuda e religião em tempos modernos

Escrito por Recanto do Opositor

Não é exagero dizer que o ateísmo na última década vem recebendo cada vez mais adeptos. Também não é novidade dizer quais são os motivos pelos quais muitas das pessoas vem questionando as idéias propostas pelas mais diversas religiões. E a despeito de questionamentos sobre doutrinas e crenças, como o eterno debate entre "deus existe vs deus não existe", que já se tornou completamente clichê, há um constante crescimento da postura "bem, não tenho religião e não vejo motivo para ter uma". Verdade é, ao menos no mundo ocidental, o homem vem abrindo mão de ter um direcionamento religioso.

Por outro lado, esta ausência também nos apresenta uma outra questão, levantada por muitos religiosos, e passa por alguns pontos que já coloquei aqui no blog. Como digo, religião pressupõe, dentre outras coisas, como defendo aqui, um conjunto de proposições de conduta. Isto é, há no nível do dogma, enquanto fundamento de uma doutrina, uma indução a agir de uma maneira x e não de outra. Isto concede ao sistema um direcionamento moral específico, prescrevendo valores, normas, valores morais, modos de comportamento. E o que muitos dizem é que, sendo a religião um dos possíveis grandes nortes morais do homem, sem ela, ele simplesmente não sabe o que fazer. Ou seja, há uma base que vem sendo deixada de lado, de modo que ajamos sem um referencial, o que, na visão de alguns, nos traz problemas.

É indiscutível que este referencial possui suas qualidades positivas. Quem não gosta de saber o que deve fazer numa situação reversa. Quem não gosta de ser confortado por um pensamento num momento de dor. A religião oferece dentre muitas outras coisas segurança, esperança, algo em que se possa apoiar. Não é à toa que imprimiu fortemente sua marca ao longo da história do ser humano.

Pensando nisto, o que dizer dos livros de auto-ajuda?

O "estilo" vem crescendo a cada dia e se tornou sinônimo para as livrarias de boas vendas. Mais do que fazer piadinhas e diminuir a qualidade de um texto assim rotulado (de fato, comparar um Fausto ou um Dom Quixote com um best-seller de Augusto Cury é se dar conta do abismo entre as obras); é preciso que pensemos por qual motivo este tipo de texto vem sendo tão amplamente lido. Bem, ao menos desperta o interesse ao ponto de ser comprado... O fato é, não seria exagero de minha parte dizer que leituras da Bíblia vêm sendo substituídas por leituras deste tipo? Reflexões e práticas religiosas não estariam dando lugar a livros como "como ser feliz em 10 passos" ou "a felicidade em cada um de nós"; enfim, coisas do tipo?

Não possuo dados que corroborem o que vou dizer, mas me parece plausível pensar que da mesma forma que um indivíduo recusa a religião, fará ele o mesmo quanto a estes livros de auto-ajuda. Curiosamente, esta é pode ser considerada até uma postura bem Satanista: "eu vou decidir o que é bom para mim, não quero livro nenhum me obrigando a fazer alguma coisa ou a deixar de fazer outra". Mas ora, é exatamente este mesmo pensamento que vai dizer exatamente o seguinte: "tal qual as outras religiões, o Satanismo me oferece algo que posso buscar em mim mesmo; não preciso de seus conselhos e propostas".

Ou ainda, por que não dizer que tudo o que é postado neste blog também não passa de capítulos de um grande livro de auto-ajuda?

Sim, pois aqui nada mais há senão propostas de comportamento e conduta, bem como podemos ver nos livros do tipo. Não se está aqui a produzir conhecimento científico acadêmico. Não partimos de qualquer diretriz metodológica, muito menos nos comprometemos a abordar qualquer tema ou corpus de análise sob qualquer perspectiva metodológica de qualquer disciplina específica do conhecimento humano. Também não há aqui qualquer obra literária que nos leve a reflexão de um tema ou outro.

Por que então perder tempo com todas estas leituras?

Reparemos que a resposta a esta pergunta, também é uma resposta para: por que estudar Satanismo? Pois ora, não é ele tão desnecessário quanto os bastiões da moral religiosos e os livros de auto-ajuda? Não sou eu capaz de partir de meus próprios pensamentos para determinar a base moral da minha vida?

São questionamento extremamente válidos, mas o próprio Satanismo nos dá-lhes respostas.

Em primeiro lugar, a própria religião, ao contrário de muitas outras, não precisa de você enquanto seu seguidor. Isto significa dizer que ela não depende de uma legião de fiéis para subsistir. Ou seja, se você não quer para si o que o Satanismo tem para oferecer, sem problemas, seja feliz assim.

Em segundo lugar, a religião não entende que as suas propostas sejam as únicas válidas, pelo contrário, permite que cada indivíduo determine suas próprias verdades, respeitando sua liberdade de pensamento inclusive para também, por sua vez, não aceitar a religião.

Por fim, entra o grande elemento diferencial do Satanismo.

O grande problema das grandes religiões é que elas simplesmente não souberam reconhecer seus limites, como se elas próprias representassem todos os possíveis olhares e pensamentos que o indivíduo pode ter. Com isto quero dizer que muitas delas, principalmente as cristãs, não se limitaram às suas condutas, sem que servissem de explicação para todo e qualquer questionamento humano. Deixar de lado filosofia, ciência e arte para viver apenas uma vida de religião é a maior limitação de pensamento que pode haver. Há uma realidade de complexidade infinita diante das retinas de cada um, e não é com óculos bíblicos que iremos apreendê-la. E entender o mundo ao nosso redor significa precisar a maneira como vivemos. E eis o que o Satanismo pode oferecer.

A religião em si não deixa de lado todo o conhecimento que pode ser desenvolvido nos cérebro e mente de cada indivíduo, pelo contrário, a busca pela vida e por seus prazeres, não simplesmente carnais, também é uma busca por aprimoramento de pensamento, por pluralidade de experiências. O grande caminho é reconhecer que o Satanismo não será nunca um fim, mas sempre um meio; nunca uma navegação de grande porte, mas sim os ventos que a sopram.

E é neste auto-reconhecimento de limitação que se configura a religião como um forte aliado na vida de cada indivíduo. Pois como já disse em outro momento, o homem é um ser social, e todo e qualquer indivíduo vale-se de um conjunto interno de valores e conceitos morais que determinam suas ações. Estas ações são construídas através de sua vida em sociedade, e pode ser mais ou menos especificada. Por exemplo, um cara que nasceu em um ambiente familiar cristão recebe valores cristãos e tende a fazer deles parte de seu conjunto de regras internas de comportamento e ação, reafirmando a unidade religiosa cristã como um guia. Isto é, ele reconhece que há um parâmetro muito bem definido a ser seguido. Já um ateu, por exemplo, pode não precisar exatamente quais foram as influências para o seu conjunto de valores, mas ora, todos eles têm uma origem.

E então retomo o que disse anteriormente. Reconhecendo que a religião Satanista não determina em última instância a forma como encaramos a realidade, de modo a limitar nossas possibilidades de vida, por qual motivo não aceitar suas proposições de condutas, tendo com elas uma vez já concordado, após um processo de reflexão e questionamento, que, por sua vez, mantém-se constante? Repito sempre o mesmo questionamento: devemos deixar de dizer "eu aceito o que o Satanismo tem a me oferecer" simplesmente para que não sejamos alvos de comentários, tipicamente ateus, do tipo "ah, nossa, você tem um religião?!, puxa vida, como você é bitolado e limitado?"!? Se me dou ao trabalho de colocar, por exemplo, o nome de um livro e um autor nas referências bibliográficas de um trabalho acadêmico, reconhecendo assim sua importância na elaboração deste, por qual motivo então deixar de reconhecer num texto de caráter religioso sua influência na maneira como estabeleço meus valores morais?

Como sempre digo, o problema não está na religião em si, mas em quem a pratica. É claro que se ela permite usos equivocados, trata-se também de um problema estrutural. Pensemos no caso do cristianismo. Como não entender que seu respeito pelos homossexuais, por exemplo, não passe de um sorriso amarelo uma vez que segundo seu livro sagrado trata-se de pecadores que merecem punição? O mesmo não parece ocorrer com o Satanismo. Ele não estabelece limites, verdades absolutas, condutas últimas inquestionáveis, nem ainda limita nossos horizontes à religião em si.

10 Comments

  • gravatar
    Comment by Rafael Nolasco

    OLá oi! Boa noite! Bom texto, achei de mais fácil assimilação do que outros por aí; em algumas partes dos seus textos eu noto, na minha opinião e não sei se estaria errado.....que você fala uma coisa mas depois desmente passando pra outro partido diferente...talvez seja engano meu, se for isso, me desculpe. Isso é tudo, fico por aqui....agora me despeço, tiau.

  • gravatar
    Comment by kuka
    Este comentário foi removido pelo autor.
  • gravatar
    Comment by kuka

    Realmente a liberdade que temos enquanto satanistas é incomparável!
    Nenhuma religião nos permite expressar nossa individualidade,sem nos tirar o direito da religiosidade como o Satanismo. E isso é very good!!!

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Cara, desde a época do orkut eu observo algumas postagens suas; na época eu concordava bastante, hoje em dia eu saquei uma coisa legal nas religiões: O fato de muita coisa ser somente simbólica. Eu recomenedo pra você os posts desse blog

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2008/08/10/os-quatro-grandes-pilares-do-conhecimento/

    Acredito que você tenha bastante potencial, princpalmente se não ficar "bitolado" e se abrir pra outras possibilidades.

    Abraço.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    O fato é que a própria doutrina dá a possibilidade de moldá-la conforme a vontade/desejo/princípio indivíduo. Então acho que nem tudo é a simples rebeldia de desobedecer um 'livro de regras', o que o satanismo oferece são portas, ideias, ferramentas que cabe ao seguidor usar ou não.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Acho que você matou a charada quando disse que o satanismo não é um fim e sim um meio, mas tu sabe porque o satanismo sempre terá poucos "adeptos"? Porque a maioria das pessoas nasceram para seguir e o satanismo serve para as pessoas que alçam altos vôos. A grande massa prefere a segurança de ser uma ovelha.

    Willy M.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Acho que você matou a charada quando disse que o satanismo não é um fim e sim um meio, mas tu sabe porque o satanismo sempre terá poucos "adeptos"? Porque a maioria das pessoas nasceram para seguir e o satanismo serve para as pessoas que alçam altos vôos. A grande massa prefere a segurança de ser uma ovelha.

    Willy M.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Esse Bloger é bom, mas o tempo que você Vitor, gastou levando conhecimentos a pessoas Boçais , esse tempo não retroage, ou seja., é muita pérolas jogada aos porcos.
    satanismo é elite e não chiqueiro de porco.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    O texto ficou longo e cansativo, quase parei de ler na metade rs

    Eu leio de tudo, e apenas insiro na minha vida o que acho válido, acreditar cegamente em uma só verdade é o problema, e como as religiões costumam "proibir" quem as segue de também acreditar em outras fontes, acabo não tendo nenhuma religião.
    Mas eu nunca tirei a possibilidade de existir alguma força superior ou algo assim, nem que seja apenas uma Força Natural, há muitas coisas que nós não sabemos, e é muita arrogância achar que você pode afirmar que algo além de nossos sentidos existe ou não.

    Minha religião é: Sempre procure fazer o mais correto com o objetivo de ajudar você, as pessoas ao seu redor, e o mundo, respectivamente.

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    Foi por esse motivo que virei satanista: por causa da imensa liberdade permitida por essa religião( se bem que se parece muito mais com uma corrente filósofica), e tbm porque não me conformava com as coisas ao meu redor, queria algo a mais. Parabéns a você, que fez este blog e posta estes textos, pois é um conhecimento que é bem aproveitado, principalmemte por satanistas novatos que estão em busca de mais conhecimento.