Recomendação do Recanto




"Não subestime o desprezo absoluto das pessoas. Tornar-se um pária não é fácil. As pessoas acreditam que o diabo é Satan. Ignoram que o mundo é muito mais antigo que o cristianismo. Tudo para essas pessoas ignorantes é coisa do “diabo”. E julgam, recriminam e segregam. Ainda que isso seja um pecado diante de Deus. Porém, estranhamente é exatamente esse comportamento hipócrita e preconceituoso que a Igreja incentiva. É tudo tão absurdo. E afinal o que são os pecados? É uma maneira de controle do ser humano, de condená-lo, de inserir culpa pelos seus desejos naturais, de submetê-lo, de castrar seus pensamentos. É tudo tão ridículo."

Entre em contato!



Dúvidas? Opiniões? Ofensas pessoais? Gostaria de trabalhar conosco ou colaborar com suas produções?

Entre em contato!

recanto_do_opositor@hotmail.com

Firefox



Firefox

Satan usa Firefox. Todo o Inferno usa Firefox. Aceite-o como seu único navegador.

Só Satan expulsa demônios (?!) das pessoas?

Escrito por Recanto do Opositor

Certas pessoas gostam tanto de falar mal das outras que são incapazes de lançarem um olha para si próprias e perceberem que agem de forma igual à que criticam. Mudam apenas as aparências, mas a essência permanece a mesma. E quando se pensa em religião, as semelhanças entre os mais diversos sistemas não são raras...

Sei que a maioria dos leitores deste blog é do Rio de Janeiro e com certeza muitos deles já viram nas mais ordinárias paredes ao longo da cidade os dizeres "só Jesus expulsa demônios das pessoas" ou "só Jesus expulsa a pomba gira das pessoas", dentre outras coisas do tipo. Não sei se isto rola em outros estados, mas por aqui é bem comum estas mensagens escritas em diversos cantos. Juro que se tivesse uma foto postava, mas no Google imagens dá para achar 2, quem quiser, procure...

A despeito disto, qualquer medíocre já deve ter ouvido falar, lido, visto, enfim, sabe muito bem da fama do pobre coitado do Capeta na vida dos evangélicos ou qualquer um que acredite na influência concreta de uma entidade maléfica na vida das pessoas. Os rituais de "descarrego" tornaram-se febre nas mais diversas reuniões de culto e temos a imagem do Demônio cada vez mais presente em "nosso mundo". Mais que um simples espetáculo para assustar os mais influenciáveis, há algo por trás disto que, curiosamente, muito tem a ver com o Satanismo. Eu disse com o Satanismo, não com o malvadismo.

Sem querer entrar em discussões religiosas mais profundas, o que nós temos no pensamento religioso atual é uma considerável importância concedida ao Capeta/Demônio/Diabo/Satanás como agente de atuação contínua e ininterrupta no plano concreto da existência das pessoas, chegando ao ponto de ser compreendido como o responsável por uma sucessão de eventos ruins, doenças, dentre outros tipos de males. Esta atuação contínua faz com que seu nome seja lembrado mais vezes, e por conseguinte, seus métodos de contra-atuação sejam disseminados aos montes. A figura da entidade torna-se algo presente na vida de cada indivíduo, que por sua vez, precisa evitá-lo. Como já disseram, eis um de nossos pop-stars.

Tudo bem, até já se sabe, mas o que isto tem a ver com Satanismo?

Como se sabe, tem-se no Satanismo a desconstrução completa de qualquer entidade antropomórfica que seja exterior ao homem, ou de qualquer tipo de força que assuma um pensar inteligente a ponto de atuar como causa, meio, e finalidade no que diz respeito aos eventos ocorrentes na vida de cada indivíduo. Considera-se também que as deuses, demônios, anjos e companhia foram nada mais nada menos, senão criação de nossa fértil mente humana. Sendo assim, se não há nada lá fora, quem seria o bode expiatório de nossos problemas e infortúnios?

Ora, como todo bom Satanista sabe, se nós estamos no centro de nossas ações e somos os maiores responsáveis por suas conseqüências, a entidade que deve ser considerada a fonte de nossos problemas, seria justamente o indivíduo. Mas ora, se no Satanismo temos os demônios como manifestações simbólicas das mais diversas expressões sentimentais/psicológicas/físicas/morais do próprio indivíduo, assim como considera-se Satan como o arquétipo do homem carnal em toda a sua potencialidade, e isto também nos remete ao eu, então, tal qual lutam alguns contra o Capeta, lutamos também nós contra nós mesmos, contra nós como Satan, como demônios!

Ou seja, se são precisas sessões de descarrego para que sejam expulsos dos corpos dos crentes a figura do demônio, responsável por sua tormenta, também se faz necessário para o Satanista que ele expulse de si mesmo tudo aquilo que de alguma forma o conduza para algum prejuízo. Podemos então, sem grandes problemas, compreendermos que tal qual os crentes, também estamos a lutar a todo o momento contra uma "força invisível". Mas interessante também é perceber que ainda que haja esta semelhança, há também uma inversão quanto sua forma externa. Enquanto que o cristão luta contra aquilo que lhe causa dor, o Satanista justamente luta contra aquilo que lhe impede o prazer!

Além disto, resta ainda uma lacuna a ser preenchida dentro do sistema religioso Satanista. Enquanto que outros religiosos concretizam a figura do mal, nós não temos nenhuma! O que só reafirma a importância da responsabilidade para o indivíduo, tal qual a imposição dogmática de que encontra-se ele ao centro de sua existência, sendo, ao mesmo tempo, réu, juiz, promotor e vítima.

Mas ora, como seria então conosco? Quem Satan expulsaria de nosso corpo, uma vez que nossos demônios enquanto símbolo, em princípio não denotam qualquer tipo de malefício? Naturalmente há infinitas possibilidades de respostas. Excessos, vícios, controle, abstinência, fé cega, etc, etc, etc. Mas bem que podia haver um anjo, um anti-deus, sei lá, qualquer símbolo, imagem, metáfora, personagem para representar o nosso "inimigo". O Satanista, a despeito da áurea de opositor, arruaceiro, crítico, rebelde, é o mocinho de uma história sem graça, que não possui um vilão.

Entretanto, estamos falando de vida, do vigor do ser, da potência do existir. E tornamos-nos então nesta história sem graça sem vilões não simples personagens, mas autores. Definimos quem são nossos vilões, qual o comportamento do mocinho, e se tudo sair direitinho, ainda conseguimos um belo par no final. E mais ainda, ainda poderam ser nossas histórias, ainda que já não nos reste a possibilidade da fala, lembradas e recontadas com respeito e afeto.

2 Comments

  • gravatar
    Comment by Anônimo

    DEUS VOZ AMA SE ENTREGUE A DEUS

  • gravatar
    Comment by Elioenai

    Muito interessante isso. O satanista realmente não tem uma imagem de inimigo própria de sua religião, ele vive por ele mesmo, enquanto o cristão(por exemplo) preocupa-se boa parte do seu tempo em expulsar seus "demonios" de si e acabam criando aquela imagem de inimigo, no caso Satanás. Vivemos em busca de satisfazer em prol de algo (de nós mesmos, somos individualistas) enquanto outros... vivem para punir seu opositor e esquecem do que realmente deveriam se importar: a vida.