Recomendação do Recanto




"Não subestime o desprezo absoluto das pessoas. Tornar-se um pária não é fácil. As pessoas acreditam que o diabo é Satan. Ignoram que o mundo é muito mais antigo que o cristianismo. Tudo para essas pessoas ignorantes é coisa do “diabo”. E julgam, recriminam e segregam. Ainda que isso seja um pecado diante de Deus. Porém, estranhamente é exatamente esse comportamento hipócrita e preconceituoso que a Igreja incentiva. É tudo tão absurdo. E afinal o que são os pecados? É uma maneira de controle do ser humano, de condená-lo, de inserir culpa pelos seus desejos naturais, de submetê-lo, de castrar seus pensamentos. É tudo tão ridículo."

Entre em contato!



Dúvidas? Opiniões? Ofensas pessoais? Gostaria de trabalhar conosco ou colaborar com suas produções?

Entre em contato!

recanto_do_opositor@hotmail.com

Firefox



Firefox

Satan usa Firefox. Todo o Inferno usa Firefox. Aceite-o como seu único navegador.

Natal, Feliz Natal e Krampus

Escrito por Recanto do Opositor

O que dizer do Natal...? Mais do que já foi dito? Só vale a pena repetir os velhos clichês... Que é uma festa cristã, que bomba em todo o mundo apesar de nem todo o mundo ser cristão, que traz à tona valores como amizade, amor e alegria em um dia do ano enquanto em todos os outros nos comportamos muitas vezes filhadaputamente, que nos faz reunir a família com a qual passamos meses e meses sem falar por conta de alguma bobagem, que nada mais é senão mais um motivo para o capitalismo se esbaldar com seus números sempre crescentes de vendas, blá blá blá. Acho que todo mundo que já passou pela rebeldia adolescente (esta temporalidade é opcional) conhece muito bem tudo isto.

Assim como todo mundo consegue compreender que, apesar disto tudo, natal também é momento de encontro com parentes que a tempo não o vemos, a ocasião para reafirmar valores familiares, deliciar-se com os comes e bebes do antes/durante/depois da ceia, satisfazer-se dando e recebendo presentes, aproveitar o momento para dar um upgrade no negócio de vendas, aproveitar as promoções do comércio, e, em alguns casos, até mesmo celebrar o nascimento do nosso querido Jesus (escolha: com ironia/sem ironia).

Há sempre os dois lados da moeda...

Como eu não vou ficar destrinchando estes dois lados, tudo o que tenho a dizer é simplesmente: Feliz Natal. E que todos consigam escapar do Krampus na noite de natal... Ah, mas você não sabe que é o Krampus? Ora bolas, é assim que você comemora o Natal, com a crençazinha boba (ou a ausência de) no Papai Noel?

Pois bem, esta talvez seja a única coisa legal a ser dita por aqui no Recanto com relação ao Natal. Como leitores da Wikipédia que somos, sabemos (ou não) a relação que há entre a figura do Papai Noel e São Nicolau. O primeiro todos conhecemos, e quanto ao segundo, trata-se de uma figura presente na cultura de alguns países do sul da Europa, e que tinha por uma das características, de acordo com histórias e lendas, preocupar-se com as crianças e pessoas menos afortunadas, dando-lhes assim presentes, moedas, dentre outros. Este é o "verdadeiro" "bom velhinho". Inclusive, no dia 6 de dezembro alguns povos comemoram seu dia realizando trocas de presentes.

Mas ora, e o tal do Krampus. Pois bem, se São Nicolau ajudava as criancinhas boas mais carentes, o Krampus tinha por trabalho justamente castigar as crianças más. Sob a imagem de um demônio, incubus, ou algo do tipo, ele sai pela rua assustando a todos na véspera do dia de São Nicolau. Trata-se, em resumo, da contra-parte deste. E a graça de tudo é percebermos que ainda permanece vivo os pensamentos antigos que não se limitavam ao puro e simples "vamos dar presentes a todas as crianças", mas trazia à tona a questão moral, no sentido de que, "fez coisa errada, você será punido". Ou seja, a história não era só flores. E quer coisa mais satanista que isto?

Bem, tem uma enxurrada de informações a respeito do Krapus que, naturalmente, eu não vou ficar repetindo por aqui. Mas como é Natal, eis os links:

Sobre o Krampus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Krampus
(pra quem tem preguiça de ler)
http://en.wikipedia.org/wiki/Krampus
(pra quem realmente deseja informações, basta saber inglês)
http://de.wikipedia.org/wiki/Krampus
(e o mais completo dos artigos, basta saber Alemão ^^)
http://www.krampus.com/index.php
(site oficial do mostro ^^)
http://www.apsatanismo.org/Infernus/pdf/Infernus_011_SOL2_VI.pdf
(edição da Infernus com artigo sobre o Krampus)

Sobre a relação entre Papai Noel e São Nicolau
http://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Claus
(assim como com diversas outras figuras de diferentes culturas/folclore)

Sobre São Nicolau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_de_Mira
(pra quem tem preguiça de ler)
http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Nicholas
(pra quem realmente deseja informações)

E bem, Google nunca é demais. Com certeza há muito mais coisa sobre essas figuras espalhadas por aí na Internet, mas até que a Wikipédia contém bastante informação válida, e vale a pena ler, ainda que os melhores artigos não estejam em Portugês (novidade). Sem mais, só me resta dizer:

Feliz Natal a todos os leitores do Recanto do Opositor!

Ou não...!

2 Comments